Como Fazer um Discurso de Formatura?

Como Fazer um Discurso de Formatura?

PAGINA INICIAL


 

Você finalmente está para se formar e terá a prestigiosa honra de fazer o discurso de formatura da turma. Você é, literalmente, a voz da sua classe. Antes de tremer e ficar nervoso por causa da responsabilidade, lembre-se de sua sorte. A verdade é que um discurso de formatura bem escrito feito na frente de colegas, pais e professores é uma experiência inesquecível. Aqui estão algumas dicas, sugestões e indicações para um discurso de formatura arrasador.

 

Pense sobre o significado de sua experiência na escola/universidade. Você passou vários anos estudando. Pergunte-se: O que esta experiência ensinou a mim – e quem sabe aos outros – sobre a vida, o sucesso e o crescimento?
Algumas outras questões que podem ser feitas durante sua reflexão:
Como mudei desde que comecei a estudar neste nível? Como meus colegas mudaram após começarem o curso?
Qual a lição mais importante que posso tirar desse tempo que passei aqui?
Quais histórias de sucesso brotaram durante nossos estudos?
Quais desafios encararemos no próximo passo de nossa jornada, e como estaremos preparados para superar tais desafios agora que estamos aqui?

Comece a desenvolver um tema. Você quer um discurso de formatura com uma temática. Seu tema pode ser muito específico ou muito amplo, mas você quer um tema para criar um texto objetivo. Seu texto pode acabar parecendo mais um conjunto de lembranças suas se ele não tiver um foco, e não haverá lição ou moral contida no discurso. Alguns temas comuns são:
Adversidade. Adversidade é o desafio que o grupo superou para chegar à formatura. Talvez um dos colegas que tenha sofrido com câncer ensinou ao resto da turma como lutar – e não apenas contra uma doença, mas contra os obstáculos que surgem na vida. Isto é adversidade.
Maturidade. Um tema especialmente bom para alunos do ensino médio. A maturidade lida com a transformação em adulto e as responsabilidades que surgem. Talvez você possa falar sobre o quanto os colegas no início eram jovens e imaturos, e como eles cresceram em exemplos brilhantes de adultos – não por precisarem sê-lo, mas por quererem.
Lições de Vida. A escola é um microcosmo para a vida. Este é um jeito diferente de dizer que a escola ajuda a ensinar as pessoas sobre a vida. A escola ensina que o trabalho duro compensa; que há mais para se aprender do que equações memorizáveis; que suas atitudes fora da sala de aula são tão importantes quanto as lá dentro; e que amigos são a cola que evita que você quebre.

Pense sobre a estrutura de seu discurso. A estrutura é a continuidade textual que dá sentido ao texto.
Considere usar o método hambúrguer. O pão no topo é a introdução; o recheio são as suas ideias em forma de parágrafos; e o pão do fundo é a conclusão. Use muito ketchup, maionese e outros condimentos: eles são as suas piadas, mas lembre-se de que a maionese em excesso pode arruinar um bom hambúrguer.

Comece a introdução com algo cativante. Pode ser uma citação interessante, um fato, uma história ou até uma boa piada sobre a escola ou sobre a turma. Independente de sua escolha, é preciso conquistar a atenção do público. Isso significa que é necessário ser relevante e cativante. Comece com algo parecido com isto:
"Lembro-me do dia em que enchemos esta sala há quatro anos. Éramos jovens e parecíamos ter acabado de sair da cama. E apesar de todos parecermos mais velhos neste momento, sinto que a maioria aparenta continuar sonolenta."
"Não quero alarmá-los, mas a turma de 20– tem um sério problema. Não é uma questão financeira, e nem intelectual. Trata-se de um problema de atitude. A turma de 20– é problematicamente incrível."

Faça um desenvolvimento interessante e lembre-se de permanecer atrelado ao tema. Comece com solidez. Coloque sua melhor ideia logo no início para chamar a atenção.
Crie interesse ao dizer algo inesperado. Ao falar sobre adversidade, todos esperarão que você discurse sobre exames, namoros/relacionamentos e administração de tempo. Por que não falar sobre algo inesperado? Discurse sobre o fato de as notas nem sempre serem um sinal de aprendizado, talvez, ou sobre o quão difícil é fazer professores baixarem a guarda. Surpreenda o público de um jeito literário.
Certifique-se de manter o tema por perto. Pergunte-se: Como este parágrafo se relaciona ao meu tema? Pergunte-se sobre o porquê da existência do parágrafo se ele não tiver motivo para estar lá.

Use sua conclusão para desenhar uma lição. Analise seu tema e pergunte-se: E então?. O que podemos aprender disso tudo? Essa será sua lição. Algumas lições podem parecer algo assim:
"Em conclusão, o ensino médio nos ensinou que as notas não são tão importantes quanto a educação que recebemos. Nós conseguimos uma nota ao fazer uma prova de História. Somos educados ao entender o porquê de a escravidão ser imoral. Nós conseguimos uma nota ao fazer uma prova de Matemática. Somos educados ao entender que modelos matemáticos podem nos ajudar a voar. Nós conseguimos uma nota ao escrever um ensaio. Nós somos educados ao compreender de que palavras são poemas, e poemas são belos."
”Quando penso em nossa turma, não penso em uma única pessoa. Penso numa comunidade de trabalhadores, uma família. Uma comunidade tem certas responsabilidades, e jamais esqueceremos delas. Ao caminharmos, hoje, para um mundo vasto, jamais esqueceremos da responsabilidade que carregamos como membros dessa comunidade e como cidadãos do mundo.

 

Translate this Page

Rating: 2.6/5 (410 votos)

ONLINE
1