QUERO DICA ONLINE...


Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (04-06-2017)
Porque choramos?  (23-03-2017)

Rating: 2.7/5 (384 votos)




Sobre Mestre Bimba.

PAGINA INICIAL


 

A capoeira é uma arte marcial ou dança com elementos de origem africana trazidos para o Brasil pelos escravos no século XVI, quando ainda éramos colônia portuguesa. A dança tornou-se popular por aqui e foi sendo passada geração após geração até se tornar uma dança típica no nosso país.

Uma das pessoas que colaborou (e muito) na popularização da capoeira no século XX foi Manoel dos Reis Machado, que ficou conhecido como Mestre Bimba. Nascido em 23 de novembro de 1900, há exatos 111 anos, Mestre Bimba foi o criador da chamada capoeira regional, cujo nome original era Luta Regional Baiana. Manoel dos Reis Machado faleceu em 05 de fevereiro de 1974, aos 73 anos.

Que tal conhecer um pouco mais da história dessa dança tão típica e do nosso homenageado de hoje?

Capoeira: chegada e popularização

Como nós sabemos, a mão de obra africana foi muito utilizada nas lavouras e nos engenhos de cana-de-açúcar. Quando chegavam às senzalas, os africanos eram reunidos sem nenhum tipo de separação regional. Desta forma, os senhores de engenho misturavam indivíduos de culturas diferentes como forma de conter qualquer tipo de rebelião.

Outra coisa importante para o surgimento da capoeira foi a repreensão enfrentada pelos negros. Era estritamente proibido qualquer tipo de briga ou luta dentro das senzalas. Assim, para burlar os olhos dos capatazes e capitães-do-mato, os africanos utilizavam os ritmos de suas músicas e os movimentos da dança africana para criar um novo tipo de luta sem contato físico direto. Foi dessa forma que nasceu a capoeira, uma arte marcial de resistência cultural e física dos escravos.

 

O nome capoeira se refere aos locais onde a arte marcial era praticada: grandes galpões e campos chamados de capoeira ou capoeirão. As músicas que acompanham têm origem nos rituais religiosos africanos que são tocadas em instrumentos de percussão e que motivam a ginga, os saltos e a mobilidade dos participantes.

Por ser uma arte africana, a capoeira foi proibida no Brasil de 1890 até 1937, quando Mestre Bimba apresenta a dança, ao então presidente, Getúlio Vargas. Conta-se que Vargas ficou tão impressionado com os ritmos, movimentos e com a história da capoeira que a elevou a esporte nacional do Brasil.

Mestre Bimba e a capoeira regional

Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, nascido na Bahia e de origem angolana, era um homem alto, forte e valente.  Nascido em 1900, 12 anos após a abolição da escravidão no Brasil, aprendeu a jogar capoeira nas rodas clandestinas dos subúrbios de Salvador, já que a dança era proibida peloCódigo Penal Brasileiro.

Para preservar a cultura africana, Mestre Bimba teve a ideia de reformular a capoeira. Para isso, em 1932, ele funda o Centro de Cultura Física e Regional e inventa um novo método de ensino que juntava algumas técnicas do boxe com o jiu-jitsu, que começava a chegar ao Brasil. Além disso, retirou algumas posições da capoeira africana e criou um código de ética bastante rigoroso que impedia a violência. Para ampliar o sentido de paz do novo estilo, instituiu o uniforme branco, mudou as músicas e vigiou de perto a vida de seus alunos.

Para surpresa de muitos, vários jovens de origem europeia começaram a se interessar pelas aulas do centro. Com a liberação do esporte por Getúlio Vargas, as mulheres começaram a entrar nas rodas de capoeira também.

Confira algumas da regras impostas por Mestre Bimba:

  • Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.

  • Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.

  • Praticar os fundamentos todos os dias.

  • Não dispersar durante as aulas.

  • Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

  • Sempre ter boas notas na escola.

 

Saiba mais

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história desse ícone da capoeira e incentivador na nossa cultura, vale a pena conferir o documentário “Mestre Bimba: Capoeira Iluminada”