QUERO DICA ONLINE...


Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (04-06-2017)
Porque choramos?  (23-03-2017)

Rating: 2.7/5 (384 votos)




Dicas para escovar os dentes das crianças

PAGINA INICIAL


 

Segundo a odontopediatra Micheli Braghini, é importante que a escovação dental infantil seja feita com creme dental à base de flúor, para prevenir cáries, e com alguns cuidados. Saiba a maneira mais indicada de fazer a limpeza bucal das crianças:

A pasta

— É recomendado usar pasta com flúor mesmo para crianças bem pequenas. Até os quatro anos, esse tipo de pasta deve ser administrada por um adulto, que precisa incentivar a criança a não engolir o creme dental.

— O excesso de ingestão de flúor pode prejudicar a futura dentição.

— As pastas devem conter 1.100 ppmf (partes por milhão de flúor) e podem ser utilizadas duas vezes ao dia na limpeza dos dentes das crianças, conforme recomendação feita em 2012 pela Associação Gaúcha de Odontopediatria.

— Até dois anos de idade, ou até que a criança aprenda a cuspir, a quantidade de creme dental é equivalente a um grão de arroz.

— Até cinco anos, o parâmetro é um grão de lentilha.

Como cuidar da higiene bucal das crianças

A escova

— A escova ideal para a criança deve ter cabeça pequena e cerdas macias, preferencialmente com cabo, para facilitar os movimentos pelo adulto e estimular a criança a segurá-la.

— Muitas vezes, crianças pequenas costumam morder as cerdas das escovas. Quando isso ocorrer, é preciso trocá-las com frequência. Do contrário, substitua a escova a cada três meses.

A técnica

A posição e os movimentos podem variar para cada criança, pois vão depender da capacidade de negociação dos adultos quanto a abertura de boca, por exemplo. O mais importante é limpar bem todas as superfícies dos dentes.

Fio dental

O fio dental em crianças é recomendado a partir de três anos, se houver ponto de contato entre os dentes. Caso a arcada dentária seja mais espaçada, não é necessário o uso tão cedo.

Bebês

— A limpeza pode ser iniciada antes do nascimento dos dentes, com uma gaze umedecida. Já a escovação dos dentinhos deve ser iniciada tão logo eles aparecerem. Utilize uma escova com cabeça pequena, cerdas macias e uma quantidade mínima de creme dental.

— A frequência com que os pais ou responsáveis devem levar a criança ao dentista varia de acordo com o risco de adquirir cáries. Fatores como hábitos alimentares e até mesmo o tipo de dente contribuem para o diagnóstico. Em casos de risco alto, a odontopediatra sug

 

 

fonte> http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/08/dicas-para-escovar-os-dentes-das-criancas-4576198.html