QUERO DICA ONLINE...


Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (19-11-2017)
Porque choramos?  (23-03-2017)

Rating: 2.7/5 (389 votos)




Como escrever uma carta de solicitação?

Muitas pessoas necessitam diariamente solicitar algo para as autoridades, dentre elas encontramos, policiais, bombeiros, padres, bispos, diretores, empresários, enfim, são os mais diversos casos, e para que este pedido ganhe um valor sério, é necessário ter em mãos um bom modelo de ofício de solicitação, utilizando sempre uma linguagem culta padrão da língua portuguesa e ser sempre compreensível para que sua solicitação seja aceita e atendida.

O que é um ofício?

O ofício é um documento que é enviado a alguém, sendo normalmente enviado a uma autoridade que possa resolver a solicitação. É bom que saiba que depois de pronto o simples papel passa a ser uma correspondência oficial que deve ser então encaminhado ao que você deseja.

O que interessa realmente em um ofício é que ele não fuja do que é pedido, ou seja, que todas as informações necessárias contenha nele. O estético as autoridades não ligam muito, o que é realmente importante é o conteúdo.

Como fazer um ofício

Existem alguns itens que são indispensáveis dentro de um ofício de solicitação, são eles: o número de expedição do ofício, caso o mesmo venha de uma empresa, o nome completo do destinatário.

Deve se utilizar os pronomes de tratamento: senhor, senhora, doutor, doutora, dona, senhorita no caso de ofícios pessoais, Vossa Excelência para políticos exceto para vereadores, Vossa Santidade que é exclusivo ao Papa da igreja católica, Vossa Excelência Reverendíssima para Bispos em geral, Vossa Reverendíssima aos sacerdotes, Doutor ou Doutora para quem cursou e é formado em Doutorado no ramo profissional exercido e diversos outros.

Abreviações do documento

A abreviação é algo que pode sim ser utilizado nos ofícios de solicitação, como por exemplo:

Vossa Excelência – V. Ex.ª
Vossa Santidade – V.S.
Vossa Reverendíssima – V. Revma
Doutor – Dr ou D.ra

Algumas dicas

Lembrando que quando escrito por extenso, os pronomes de tratamento como senhor, senhora, senhorita, dona, devem serem escritos de forma minúscula, e quando houver a abreviação a primeira letra deverá sempre ser maiúscula e as demais minúsculas. Quando ela se trata de Vossa Excelência referindo-se ao ou a Presidente da República, nos demais pode haver sim abreviação.

Outros dados importantes e totalmente relevantes a um ofício de solicitação são: o nome de quem ou da empresa que está solicitando, dados pessoais como CPF, estado civil e endereço ficam a critério de quem está solicitando e também o motivo do mesmo.

Modelos de ofícios

Agora que já foram transcritas as dicas, os dados importantes, veja alguns exemplos para aprender como fazer um ofício, sendo o primeiro de solicitação.

Ofício de Solicitação

Eu, (seu nome completo), brasileira (o), (estado civil opcional) , inscrito (a) no CPF (número completo do seu CPF), (endereço também opcional), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Senhoria (utilize o pronome de tratamento de acordo com as coordenadas acima) (sua solicitação descrita) com a finalidade de (descreva o que se deve ser pedido).
Desde já agradeço
Atenciosamente;
_____________________________________
(Sua assinatura na linha e seu nome completo)

Segue o downoload abaixo de  demais  dicas 

DOWNLOAD

Fonte: guiadicas.net