QUERO DICA ONLINE...


Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (04-06-2017)
Porque choramos?  (23-03-2017)

Rating: 2.7/5 (384 votos)




Passo a passo de como lavar as roupas corretamente

 

PAGINA INICIAL


 

Nossas avós sabiam bem o que era a canseira de lavar roupas à mão. Graças à tecnologia (ufa!), hoje temos a  querida e amiga máquina de lavar roupas. Como ela possui muitas funções, ainda gera algumas dúvidas na hora da lavagem. Se você nunca lavou roupas na vida ou tem dúvidas e quer resultados melhores, aqui estão algumas dicas super fáceis para ajudar nesta tarefa:

Passo 1: Seleção da roupa suja

Antes de tudo, separe as peças pelas cores: roupas brancas, claras e escuras. O erro mais comum é misturar roupas coloridas com brancas, por exemplo: blusão vermelho + agasalho branco = meias cor-de -rosa (ai, ai, ai). Tenha sempre em mente para não errar:
Roupas brancas: lençóis e toalhas brancas e de cores claras e  roupa branca propriamente dita que resistam à lavagem com água quente sem encolher. Leia sempre as etiquetas das roupas.


Roupas claras: roupas de tons pastel de cor firme (não solta tinta na água) e tecidos brancos ou claros com estampas.


Roupas escuras: tecidos de cores média, vivas e cores escuras propriamente ditas.


Depois de organizar as categorias de roupas sujas pela cor, selecione por tipo e grau de sujeira: 


- Escolha as peças mais delicadas como malhas e tecidos transparentes e lave-as separadamente, usando uma função apropriada da máquina ou à mão.


Separe as roupas muito sujas daquelas de uso diário que estão pouco sujas.

Lave as toalhas separadas das roupas.


Passo 2: Escolha a temperatura da água

A escolha depende do grau de sujeira, do tipo de tecido e da firmeza das cores.
Água quente: para manter a brancura das roupas, roupas muito sujas e fraldas. Gasta mais energia elétrica.


Água morna: tecidos de cores claras que não tem cores firmes**, que não precisam ser passados e com grau moderado de sujeira.


Água fria: roupas com pouca sujeira, cores escuras ou vivas e peças delicadas inclusive lãs. Economiza mais energia.


Se tiver dúvida sobre a temperatura da água para lavar determinada peça de roupa, siga sempre as instruções da etiqueta.
Passo 3: Selecione a função

Esses botões controlam a velocidade de agitação da máquina
Função “peça delicada” ou “lavar à mão”: tecidos frágeis e para os que não precisam ser passados.


Função “normal”: para todas as levas de roupas. Ajuste os períodos mais longos para as roupas mais pesadas e período mais curto para as roupas com menos sujeira.

Passo 4: Adicione o sabão

Se o modelo da sua máquina abre na parte de cima, encha-a primeiro de água e só depois coloque o sabão diluido com água. Desta forma, o sabão se dissolverá melhor e não ficará resíduo na roupa. No modelo de abertura frontal, coloque o sabão na gavetinha antes das roupas.
Passo 5: Prepare as roupas para serem lavadas
 Antes de colocar as roupas na máquina, examine-as uma por uma:

- Tire as manchas e remova a sujeira grossa com sabão de coco ou detergente de pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina. Se a roupa estiver mega suja, deixe de molho por 30 minutos ou mais.

- Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças.

- Amarre os cordões e cintos sem apertar muito, para evitar nós apertados.

- Examine todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles, inclusive fiapos.

- Desdobre as mangas das camisas se estiverem dobradas.

- Não coloque as roupas na máquina do lado avesso, exceto as peças com estampas e escuras para preservar a cor.

- Quando for colocar peças miúdas na máquina, coloque-as dentro de saquinhos próprios.



Passo 6: Encher a máquina de roupas
Coloque as roupas na máquina antes de estar completamente cheia. Para ficarem bem lavadas, as roupas precisam de espaço para se mover dentro da máquina. Portanto não encha demais a lavadora. No caso das máquinas digitais e com abertura frontal, ela enche automaticamente de acordo com o peso das roupas.

Ajuste o nível de água  da máquina de acordo com o volume de roupa: pequena, média, grande e extragrande. Depois que a máquina começar a trabalhar, volte a verificar a quantidade de água. Se as roupas não tiverem cobertas de água, aumente a quantidade de água e coloque mais um pouco de sabão.


Passo 7: Secar
Máquina de secar: Se você tem uma secadora em casa, dê uma olhada no filtro de fiapos para ver se está limpo. Retire os fiapos da tela antes de pôr as roupas na máquina e não exagere na quantidade de roupas dentro dela. 

Máquina de lavar e secar: eu tenho este modelo em casa e particularmente não gosto de secar as roupas nela. Além de levar horas e horas para secar as roupas, consome muita energia e as roupas não ficam macias. Prefiro e adoro a máquina somente de secar (os resultados são excelentes).

Varal: Se não tiver uma máquina de secar, pendure as roupas no varal, de preferência que seja espaçoso. Pendure as camisas e similares em cabides para secar.


Depois de secas, guarde as roupas em um cesto retangular e bem esticadas, para facilitar na hora de passar a roupa.


Cuidados especiais:

O amaciante deve ser diluído em água, independente da máquina ter um reservatório separado para isso. O excesso de amaciante provoca manchas e prejudica a manutenção da lavadora.

Antes de colocar toalhas brancas de molho na água fria, esfregue a parte manchada ou encardida com sabão de coco. Isso vale para roupas brancas em geral.

Não deixe os panos de pratos encardidos de molho na água quente, pois a água quente ajuda impregnar ainda mais a mancha.

Nunca deixe uma secadora funcionando enquanto não estiver em casa ou estiver dormindo, porque o acúmulo de fiapos no ventilador externo ou um defeito mecânico qualquer pode provocar um incêndio.

** Um tecido de cor firme é aquele que não solta tinta na água. Para saber se uma peça tem cor firme ou não, coloque-a num tanque cheio de água por 10 e 15 minutos. Se ficar cor na água, é porque o tecido não tem cor firme.