QUERO DICA ONLINE...


Translate this Page
Ultimas Atualizações
Início  (19-11-2017)
Porque choramos?  (23-03-2017)

Rating: 2.7/5 (389 votos)




Como Lidar com Gente Grosseira

PAGINA INICIAL


 

Você conhecerá pessoas más ou grosseiras muitas vezes no decorrer de sua vida, e ainda assim será preciso fingir um convívio amigável. Este artigo lhe ensinará sobre como lidar educadamente com indivíduos grosseiros e cuja companhia não lhe é importante.

Passos

  1. 1
    Aborde a situação calmamente ao tentar compreender a perspectiva do indivíduo grosseiro. Note que compreender as motivações do outro não significa aceitar tal comportamento.
    • A pessoa que é grosseira de vez em quando – algo que talvez pareça pouco habitual – pode estar chateada com algo da vida, o que a leva a descontar a própria frustração em você por motivo algum. Apesar de este indivíduo precisar descobrir como controlar melhor suas próprias emoções, todos nós passamos por momentos de irracionalidade. É um aspecto puramente humano.
    • Isto ocorre normalmente com estranhos, que não esperam vê-lo novamente e provavelmente não se importam com o que você acha deles. Eles não se importam em considerar os seus sentimentos, especialmente se já sofreram algum problema emocional.
    • Em outras oportunidades, você entrará em situações (Ex.: no trabalho ou na escola) onde pessoas serão persistentemente grosseiras com você. Elas podem ter algum preconceito contra seu gênero, etnia, ocupação, etc. ou podem estar julgando-o por algo que fez. Estes indivíduos se acham obstinados – por mais falsa que essa obstinação possa ser –, havendo pouquíssimo sentido em tentar refutar o ponto de vista delas.
    Anúncio
  2. 2
    Educadamente – ainda que de modo firme – critique o comportamento inadequado da pessoa quando ela agir de modo grosseiro ou ofensivo.Encare-a e peça para que ela pare de provocá-lo.
    • Boas frases para usar são: “Pare, por favor; Não gosto de seu comportamento”, ou “Não há necessidade para tanta agressividade/grosseria/comentários insultantes/etc. aqui.”.
    • Mantenha-se calmo e racional. Ser agressivo e perder a cabeça apenas piorará a situação. Não tente refutar o que a pessoa disse ou entrar na conversa dela – reconheça que pessoas rudes são loucas e que seu objetivo é limitar o comportamento chato que elas têm contra você.
  3. 3
    Se achar que o comportamento rude é baseado em um mal-entendido resolvível, estenda o confronto ao perguntar o porquê de a pessoa estar agindo assim. Converse caso obtenha uma resposta racional. O melhor caminho possível é resolver a tensão. Porém, essa pergunta pode liberar um mar de fúria sem sentido e que não consegue justificar ação alguma. Neste ponto, reconheça que tentou fazer tudo o que pôde e prossiga para o próximo passo.
    • Algumas pessoas realmente não compreendem que estão sendo grosseiras. Talvez certas habilidades sociais lhes tenham passado em branco. Informe sobre o ato grosseiro à pessoa que pareça ser assim. Você geralmente obterá um pedido imediato de desculpas. Caso contrário, apenas paciência e evasão serão necessárias.
  4. 4
    Limite o contato com a pessoa grosseira o máximo que puder. Utilize este passo se não for inconveniente trocar de escritório ou realizar alguma mudança para evitar quem lhe incomoda. Não permita que pessoas rudes ditem sua vida e nem faça grandes sacrifícios por elas. Afaste-se delas. O que os olhos não veem o coração não sente.
  5. 5
    Os confrontos com gente rude devem ser comentados apenas com seus amigos mais próximos. Não conte para qualquer um sobre o quanto a pessoa grosseira é problemática. Algum amigo do indivíduo pode se sentir ofendido. Como você se sentiria ao saber que alguém fala mal de você pelas costas? Sua fofoca pode ser um belo motivo para grosserias direcionadas – pois quem antes era rude o retaliará com fofocas. Não bote mais lenha na fogueira.
    • Mesmo quando conversar entre amigos, evite demonizar a pessoa rude exagerando todo o caso. Você está compreensivelmente chateado com a situação, mas isso não justifica o ato de dizer mentiras e coisas potencialmente danosas sobre alguém. Palavras com más-intenções podem causar sérios problemas futuramente.
    • Em vez disso, descreva o que aconteceu e as ações do indivíduo grosseiro. Explique suas reações. Deixe que seus amigos discutam sobre o caso. Fale de seu problema para desabafar – você quer tirar essa eventualidade estressante de suas costas. Após isso, mude de assunto e seja feliz.
  6. 6
    Não pense demais no problema. Ao confrontar o comportamento de alguém e não obter resultados, aceite que será impossível melhorar o relacionamento com o indivíduo rude. Não há motivo para continuar pensando nisso. Não análise os motivos, o histórico de interações e outros aspectos da pessoa grosseira. Continue com sua vida e restaure sua sanidade ao apagar gente problemática de seus pensamentos. Alguém tão ofensivo não merece sua energia.
    Anúncio

Dicas

  • Não leve a sério qualquer coisa que essa pessoa disser. Não há nada para provar a ela. Ela está quase que atuando, portanto não possui o poder de lhe fazer se sentir mal.
  • Não faça nada que possa prolongar o conflito. É melhor fugir do que tentar persuadir a pessoa ou tentar retaliar.
  • Mantenha a voz baixa enquanto responde; você quer respostas educadas e evitar as que gerarão problemas. Isso dará a impressão de que você é mais maduro e o ajudará a manter a dignidade.
  • Não lhes dê o que desejam ao agir com inveja. Enquanto eles falam, apenas sorria e diga “Que bom”.
Anúncio